Adoção de Blockchain cresce, mas falta estratégia, diz estudo da Accenture e do Fórum Econômico Mundial

  • Em 9 de janeiro de 2020

No contexto atual de negócios, as organizações estão tentando entender qual o papel das tecnologias emergentes, como Blockchain, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), realidade imersiva e até computação quântica. Um estudo conduzido pela Accenture em parceria com o Fórum Econômico Mundial indica que as organizações em alto crescimento estão investindo agressivamente e adotando uma abordagem distinta da inovação, orientada para a mudança, orientada a resultados e com foco em disrupções.

No estudo global, foram abordados 550 líderes dos setores público e privado; 13 principais indústrias globais identificadas como prioritárias; 79 projetos com Blockchain examinados.

De acordo com a pesquisa “Construindo Valor com Blockchain” da Accenture, atualmente mais de 64% das iniciativas com esta tecnologia estão sendo financiadas por verbas de TI ou de pesquisa / inovação – o que implica que o foco está na tecnologia, e não no alinhamento quanto às oportunidades para as principais áreas da empresa.

Quando perguntados sobre o que levou as organizações a investirem em tecnologia Blockchain, 75% mencionaram a prioridade de suas empresas para a inovação. As três principais áreas de interesse dos setores pesquisados ??foram: 1) Rastreabilidade total das informações sobre o Blockchain; 2) Capacidade de verificar se os dados não foram adulterados; e 3) A maneira como a tecnologia é distribuída.

Notavelmente, poucas organizações selecionaram “novos produtos ou serviços para negócios” – que ficou em último lugar entre as opções de investimento. Isso sugere que o foco atual das organizações é melhorar os produtos e serviços existentes antes de considerar investir em novas oportunidades.

Recomendações para a implementação

O estudo traz em sua conclusão uma série de recomendações para os gestores alcançarem um investimento positivo ao implementar Blockchain em suas organizações. Entre elas estão as seguintes:

1 – Tire um tempo para entender a tecnologia – Cada organização deve ter um líder sênior responsável por entender e rastrear o que está acontecendo com a tecnologia e dentro das indústrias.

2 – Alinhar prioridades estratégicas – O processo de mudança deve ser resultado da identificação de uma vantagem competitiva na construção de redes Blockchain e da aplicação da tecnologia.

3 – Defina expectativas realistas – Garantir que todos estejam na mesma página desde o início, tanto na organização como entre em parceiros externos, oferecendo maior chance de superar a impaciência e suposições irreais.

4 – Tenha uma abordagem ágil – Embora possa não haver uma proposta clara de valor agora, será importante que as organizações monitorem e se preparem se estiverem interessadas em participar potencialmente.

5 – Pense além da sua empresa – Ao avaliar o valor, é importante considerar os efeitos de rede e de escala, principalmente nos resultados da colaboração com diferentes partes internas e externas.

 

Fonte: AASP

0 Comentários

Leave Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

rararararararafvcx vzxcsdzxvc

× Fale conosco através do WhatsApp!